4 truques para comer “do menu” ser vegetariano

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Isso é tão comum e habitual de “comer de menu”, que é tão socorrer ou que é mesmo o dia-a-dia das jornadas de trabalho de muitas pessoas, pode se tornar um drama se você é vegano.

As pessoas ovolactovegetarianas têm mais opções capazes de se salvar: salada com queijo, mexidos ou omeletes, lasanha de espinafre com bechamel ou rissóis de cogumelos, por exemplo. Mas quando eliminamos lácteos e ovos da equação, muitas vezes ficamos com opções francamente ridículas.

Comer de tupper em um parque pode ser a sua melhor opção se o seu trabalho se vê obrigado a comer sempre fora de casa e não tem a sorte de poder fazê-lo em alguma área onde haja algum restaurante vegetariano ou, pelo menos, “vegan-friendly” (aqueles que procuram ter alguma opção adequada no menu ou mesmo sua oferta geral não o seja).

Pessoas que trabalham em locais com apenas um ou dois bares, parques industriais ou em centros de trabalho com uma cantina ou refeitório de pessoal, com opções muito limitadas, podem não ter alternativas saudáveis diariamente. Ou ser obrigado a comer a mesma coisa, dia após dia, pois é a única opção vegana que se oferta. E bem pode ser que essa “única opção” seja tão triste como um prato de alface e tomate e um bolinho chicloso.

Mesmo assim, nunca deixemos de pedir mais opções. É a maneira de criar demanda e de que os negócios sejam conscientes de que há um setor de consumidores que estão deixando de atender, e, portanto, renunciando a potenciais clientes.

1. Dobra os de entrada

Os menus tradicionais, é extremamente raro que tenha um segundo prato vegano, para não dizer impossível. Mas podemos sempre optar por solicitar dois primeiros.

Entre os primeiros costuma ter alguma salada, que é um prato muito fácil de veganizar pedindo para que ele não nos ponha o queijo, o ovo, o frango, atum ou a maionese de vez. É provável que nós comamos uma salada mais branda, mas sem bugs, que era o objetivo principal.

Se temos mais sorte, pode ser que entre esses primeiros haja outras opções vegetarianas, como um gaspacho, cerca de acelga com batata, um pisto (que podemos pedir, sem ovo, se leva), um creme de legumes (mars perguntar se leva lácteos para evitar surpresas), cerca de grão de bico com espinafre, ou de umas lentilhas viúvas (sem carne). Mas bem sabemos que o normal é que também os pratos de feijão estejam cozidos com chouriço, frango, bacalhau, etc..

2. Torne-se comum

Se comer sempre no mesmo estabelecimento, e os empregados são simpáticos, podemos pedir-lhe que nos tenham em conta, e ao fazê-lo, feijão, separem uma ração antes de adicionar a carne, ou que nos deixem uma porção de arroz sem frango.

Assim se chegou a conseguir que os bares mais castiça incluam uma opção vegana no menu, prometo. Por tentar não se perde nada, e se nós somos clientes habituais, que não pode nos colocar muito problema.

3. Pede um mix de encaixes

Outra opção que temos é jogar com os encaixes dos segundos. Pedir, por exemplo, as ervilhas que leva de encaixe filete com umas batatas assadas que são forro de ouro para fazer um prato de ervilhas com batatas. Se são coisas que têm feitas, é mais fácil que nos levem um prato “à medida”.

4. Compensa o aporte protéico

Em geral, a parte que sempre nos resta a trave é a proteína. Os legumes não são sempre uma opção e, em um bar tradicional, não terão um tofu grelhado ou outras alternativas ainda menos comuns.

Corremos o risco de passar a semana comendo massas, arroz, pães e batata. Por isso, é importante tentar ao menos que sirva uma boa porção de legumes (salada sosa quando não resta outra).

Teremos que cobrir a nossa ingestão protéica em todas as outras refeições do dia, reforçando a contribuição para o jantar e o pequeno-almoço.